24 de novembro de 2009

RUGBY REGIONAL - A MOLA DO DESENVOLVIMENTO (parte 3)

Hoje é dia de falar de Sevens! E neste particular, vocês já conhecem a minha opinião: Portugal tem potencial, imediato, para se manter entre os melhores do Mundo, galgando quatro ou cinco posições no ranking da IRB, e representando sempre, um forte candidato às posições cimeiras de qualquer Torneio – na Séries Mundiais, no Campeonato da Europa, no Campeonato do Mundo, nos Jogos Mundiais ou nos Jogos Olímpicos.



Para conseguir alcançar este objectivo, é imperativo dar a possibilidade a todos os jogadores nacionais de jogarem a variante, ao mais alto nível.
Para isso, será necessário instalar um verdadeiro circuito nacional, compreendendo Torneios para Clubes e para Seleções Regionais, que sejam disputados no início e no final de época.
A par desta actividade nacional, será considerada a participação em Torneios no exterior, para as Seleções Regionais, e incentivada a participação de Clubes em Torneios também no estrangeiro.
Ao mesmo tempo, a Seleção Nacional de Sevens, participará nas competições organizadas pela IRB, FIRA-AER e COI, e uma segunda equipa será formada, para preparação, pela competição, de um grupo alargado de especialistas, capaz de garantir o sucesso em que acredito.

COMPETIÇÕES PARA EQUIPAS DE CLUBE
A organização de Torneios de Sevens para Clubes, por Clubes, deverão ter lugar em final de época, estando autorizada a sua realização depois do primeiro fim de semana de Junho, e até 31 de Agosto.
Durante o mês de Setembro, ocupando quatro fins de semana, coincidindo o último com o último fim de semana do mês, terão lugar as competições oficiais de Sevens, para Clubes e Seleções Regionais.
Durante os dois primeiros desses fins de semana, logo no início de época, terão lugar os Torneios Regionais de Sevens (TR’S), dois por fim de semana, um no sábado, outro no domingo.
Organizados pelas diferentes AR’S, estes TR’S, além de promoverem a prática e desenvolvimento da versão reduzida, apurando os Campeões Regionais de Sevens, servirão de atração e incentivo, para que todos os jogadores e árbitros iniciem a sua preparação para a época de Rugby de XV, e também como Torneios de Qualificação para o Campeonato Nacional de Sevens.
Este Campeonato – denominado Top Sevens - será realizado no terceiro dos finais de semana em referência, e para ele se qualificam as melhores equipas de cada Torneio Regional, segundo o seguinte critério: uma equipa qualificada, por cada quatro equipas efectivamente participantes em todas as etapas (quatro) dos TR’S.



COMPETIÇÕES PARA SELEÇÕES REGIONAIS
Assim, com toda esta actividade, as AR’S terão oportunidade de observar calmamente as equipas da sua região, e, em função disso, organizar as respectivas Seleções Regionais que disputarão, no último fim de semana do período, o All Stars – o Campeonato Nacional para Seleções Regionais.
O Top Sevens e o All Stars serão organizados, alternadamente, pela AR do Sul e pela AR de Lisboa Oeste, em colaboração com a FPR.

Serão organizados três grandes Torneios Internacionais, a saber:

LUSITÂNIA SEVENS
O primeiro, destinado a Seleções Regionais, será organizado pelo CRR do Centro, em colaboração com a Federação Portuguesa de Rugby, no primeiro final de semana de Outubro, e será denominado Lusitânia Sevens.
Será feito um esforço no sentido de garantir a participação de Seleções Regionais de Espanha e França, entre outros países, e a sua divulgação junto da FIRA-AER deverá ser garantida.


PORTUGAL SEVENS
A segunda grande organização ficará a cargo da AR do Norte, também em colaboração com a FPR, será destinada a Seleções Nacionais, terá lugar no penúltimo fim de semana de Novembro, e será denominado Portugal Sevens.
A sua divulgação deverá ser feita junto da FIRA-AER e da IRB, por forma a atrair Seleções Nacionais Europeias, em preparação para os primeiros Torneios das Séries Mundiais, a realizar nos dois primeiros fins de semana de Dezembro.

LISBOA SEVENS
O terceiro grande Torneio a ter lugar em Portugal, será o mais que conhecido Lisboa Sevens.
Organizado desde o início, e durante 16 anos, pelo Clube do Rugby, o Lisboa Sevens alcançou um prestígio nacional e internacional, de que, por ter estado na gênese do Torneio, e ter presidido à sua Comissão Organizadora por sete anos, muito me orgulho.
Foi nesse tempo que se viram em Portugal jogadores como Gavin Hastings (Escócia), Rory Underwood e Andy Harriman (Inglaterra), Eric Rush (All Blacks), Waisele Serevi (Fiji), e tantas, tantas outras estrelas internacionais.
Deverá ser negociado, com o Clube do Rugby, este retorno do renomado Torneio, no âmbito da AR de Lisboa Central.

Aberto à participação de equipas de Clube, Equipas de Convite e Seleções Regionais e Nacionais, este Torneio promove um convívio único, de que, aqueles que nele participam, jamais se esquecem.
Será organizado, como anteriormente, no primeiro final de semana de Junho, sendo o primeiro dos Torneios de Sevens de final de época.

SELEÇÕES NACIONAIS DE SEVENS
Dando continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos anos, agora amparado numa organização ampla, abrangendo Clubes e Seleções Regionais, a preparação do Grupo de Trabalho das Seleções Nacionais de Sevens deve apontar para a constituição de duas equipas Nacionais, das quais a principal, será sempre escolhida para participar no Campeonato do Mundo, nos Jogos Olímpicos, nas finais do Campeonato da Europa e em 75% dos Torneios das Séries Mundiais.



O Grupo de Trabalho de Sevens deverá ser constituído por um núcleo central de jogadores, em numero a definir, sendo os restantes jogadores escolhidos, para determinados períodos de tempo.
Para a escolha dos jogadores do núcleo duro, a Equipa Técnica deverá escolher não mais de dois jogadores por Clube. A escolha de um terceiro jogador de um mesmo Clube, passa pela autorização prévia do Clube a que o jogador pertença.
Exemplificando: se o núcleo for constituído por sete jogadores, e para participar no primeiro lote de Torneios das Séries Mundiais, Dubai e George, seja necessário reunir um grupo de 15 jogadores, os oito restantes ficarão associados ao Grupo de Trabalho apenas para esse período de tempo.
Depois disso serão liberados, podendo vir a ser chamados, novamente, mais tarde, mas dependendo do acordo do próprio e do seu Clube.
Este princípio não se aplica para o Campeonato do Mundo, Jogos Olímpicos e as finais do Campeonato da Europa, onde a escolha da Equipa Técnica prevalece sobre a vontade dos Clubes.
Além das competições já referidas, a participação no Portugal Sevens com duas equipas, e no Lisboa Sevens com uma ou duas equipas, dependendo da realização, ou não, de outros Torneios na mesma data (Séries Mundiais ou Campeonato da Europa), é obrigatória.

Sem comentários: