6 de novembro de 2009

RUGBY NA PRIMAVERA DO SUL

A dificuldade reside na escolha! Entre um sem número de Torneios envolvendo grandes equipas, como decidir sobre quais escrever?
Na África do Sul, nas Ilhas Cook, na Austrália, nas Ilhas Fiji, em Singapura...
Mas vamos por partes. Um mês antes da etapa inicial das Séries Mundiais da IRB, diversas são as equipas nacionais que estarão presentes nos mais ou menos conhecidos Torneios, especialmente na Oceania e Ásia, para afinarem as máquinas para mais uma época que começa.

Infelizmente, devido a uma condição imposta pela IRB - decorrente dos acordos comerciais estabelecidos com os patrocinadores das Séries - as equipas não se podem apresentar com a sua verdadeira identidade, aparecendo, assim, com nomes de cobertura.
Nas Ilhas Cook joga-se a 20ª edição de um dos mais disputados Torneios de clube das Ilhas do Pacífico, onde surgem inúmeros jogadores provinciais da Nova Zelândia e Austrália, além dos internacionais da casa e de outras Ilhas da região. Enquanto isso, em Singapura, joga-se o 62º Torneio do Singapore Cricket Club, com a participação de 24 equipas, das quais destacamos os sul africanos Vipers, os quenianos Impala, os Samurais japoneses, para referir apenas algumas das seleções disfarçadas que nele participam.





Entretanto em Suva, capital das Ilhas Fiji, disputa-se o primeiro de uma série de três Torneios de clube, que darão acesso, aos finalistas de cada um deles, ao Torneio Internacional da Suva a disputar de 15 a 17 de Janeiro. Neste primeiro Torneio, a disputar igualmente em Suva, estarão presentes 56 equipas de clube. O segundo Torneio das Séries joga-se em Lautoka, e o terceiro em Labasa.
Ao mesmo tempo, na Austrália, joga-se o Gold Coast Sevens, com a participação de 24 equipas, entre as quais os Aussie Spirit, que mais não é que a seleção australiana, os Samoan Virgin Blues Islanders, a seleção da Samoa, ou o MRDC Menjals, a seleção da Papua Nova Guiné, agora treinada por Waisale Serevi.




 
Deixei para o fim o Torneio Inter provincial da África do Sul, de que já falei anteriormente, e que são a demonstração maior do poderio dos Springboks. Até esta hora não foi divulgado o sorteio dos grupos, nem a ordem dos jogos, pelo que apenas publico a relação das 16 equipas masculinas e as 18 equipas femininas.




AIR NEW ZEALAND CUP
Para não falar apenas de sevens, uma última referência para a final da Air New Zealand Cup, entre as equipas de Wellington e Canterbury. Esta é a quarta vez que as duas equipas se encontram na final desta prova inter províncias, nos últimos dez anos.
Das 163 vezes que se defrontaram, a vitória pendeu para a equipa de Wellington por 84, para Canterbury por 69, e registaram-se 10 empates. No último desafio, já este ano na fase qualificatória, Canterbury ganhou por 36-14.
Wellington vai disputar a sua sexta final nos últimos sete anos. E perdeu todas as anteriores. Será que desta feita vai conseguir a vitória?
A opinião dos críticos é que ainda não vai ser desta, simplesmente porque Canterbury parece ser a melhor das duas equipas, e os resultados da presente época sustentam essa afirmação.
De qualquer forma espera-se um jogo muito equilibrado, com o resultado final a revelar esse equilíbrio.


Sem comentários: